Mariana Corrér's profile

Comunicação dialógica para chatbots

Comunicação dialógica para chatbots
Como deixamos a conversa com assistentes virtuais mais humanizada
Escopo
Trabalhamos em parceria com uma grande seguradora em seu projeto de canais digitais, incluindo uma consultoria virtual por inteligência artificial e o WhatsApp próprio para atendimento. Os assistentes precisaram passar por uma reformulação de tom de voz para que se adequasse ao seu canal específico e, também, às necessidades e expectativas do usuários.

Abordagem metodológica
O nosso processo de design envolveu essencialmente nosso time de UX Writers, em extenso trabalho de benchmark, consulta a especialistas em acessibilidade, grupos de trabalho, entrevistas em profundidade, testes de usabilidade e card sorting.
Desafio
Consultora virtual e WhatsApp de seguros
Para dar mais consistência e aumentar a sensação de segurança do usuário ao utilizar os assistentes virtuais dessa seguradora, a linguagem utilizada nas conversas precisava ser revista. 
Eu liderei um estudo que durou cerca de 3 meses, mas que vem sendo validado e revalidado continuamente, nos levou a um novo guia de tom de voz, com as peculiaridades de cada canal preservadas, e com foco na comunicação dialógica, humanizada e acessível. 
Comunicação dialógica para chatbots
Published:

Comunicação dialógica para chatbots

Published: